sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Resenha: Pausa (Slammed)

Resenha Pausa (Slammed) 



Título: Pausa (Slammed)

Autor: Colleen Hoover 

Páginas: 304

Editora: Galera Record 

Lançamento: 2013

UM POUCO SOBRE O LIVRO: 

Sinopse: "Destinados um ao outro, Layken e Will superaram os obstáculos que ameaçavam seu amor. Mas estão prestes a aprender, no entanto, que aquilo que os uniu pode se transformar, justamente, na razão de sua separação. O amor pode não ser o bastante.
Depois de testado por tragédias, proibições e desencontros, o relacionamento de Layken e Will enfrenta novos desafios. Talvez a poesia desse casal acabe num verão solitário… Sem direito a rimas ou ritmo. A ex-namorada de Will retorna arrependida de ter deixado o rapaz. E está disposta a tudo para reconquistá-lo. Insegura, Layken começa a ler novas reações no comportamento do rapaz. E na insistência para adiar a "primeira vez" de ambos.
Presos em uma ironia cruel do destino, eles precisam descobrir se o que sentem é verdadeiro ou fruto da extraordinária situação que os uniu. Será que é amor? Ou apenas compaixão? Layken passa a questionar a base de seu relacionamento com Will. E ele precisa provar seu amor para uma garota que parece não conseguir parar de "esculpir abóboras". Mas quando tudo parece resolvido, o casal se depara com um desafio ainda maior – e que talvez mude não só suas vidas, mas também as vidas de todos que dependem deles." 

AVALIAÇÃO CRÍTICA 

     Na continuação de Métrica, Pausa nos traz tudo que aconteceu na vida de Will e Lake após mais uma tragédia (!) ; o falecimento de Júlia (mãe de Lake). E dessa vez é tudo na perspectiva do Will. Confesso que de início não aceitei muito bem a troca de visão, mas depois percebi que isso foi um diferencial necessário e adscritivo.

     Agora o jovem casal encontra-se na mesma situação, e ambos fazem o máximo possível para lidar com todas as responsabilidades e sacrifícios que precisam enfrentar - contudo, mais unidos do que nunca.

"Se eu fosse um carpinteiro, eu construiria para você uma janela para minha alma. Mas eu deixaria a janela fechada e trancada, assim, toda vez que você tentasse olhar para ela... Tudo o que veria seria seu próprio reflexo. Você veria que minha alma, é um reflexo de você." 

Pausa - pág. 64

     Mas Júlia não os deixaria na mão, ela preparou uma surpresa para que o casal pudesse se orientar após a morte dela, e cada bilhete, cada frase... Encaixa-se tanto no momento e podem ser usados para qualquer ocasião da vida que deixa o leitor encantado. Colleen Hoover parece ser especialista em criar personagens cativantes, como se não bastasse Will, Kel, Caulder, Eddie e Gavin... A autora nos apresenta Kiersten (uma garotinha de 11 anos super inteligente e profunda que logo se torna amiguinha de Kel e Caulder e vai conquistando todo mundo aos poucos com seu jeito sincero e maduro para tão pouca idade), e Sherry (mãe da personagem anterior, tão fascinante quanto a filha e se torna notório a quem Kiersten puxou), as novas moradoras da vizinhança. 

       Pausa é mais descontraído que Métrica, e há uma alternância entre os momentos que exigem carga emocional e os momentos mais divertidos. Mesmo tendo havido uma melhora relevante na relação personagem/leitor, o livro não perde a leveza e simplicidade da série Slammed. E, pasmem, o que mais me agradou no livro como um todo foi a personagem Kiersten, porque simplesmente me vi nela e em suas filosofias - mesmo eu sendo apenas 2 anos mais velha.

"Ela diz que se todos falassem mais palavrões, eles deixariam de ser considerados palavrões e ninguém mais ficaria ofendido com eles... É mais como se ela estivesse nos incentivando a sabotar um sistema que é defeituoso por causa do uso exagerado de palavras interpretadas como xingamentos, quando na verdade são apenas letras misturadas, como qualquer outra palavra. É só isso que elas são, letras misturadas... E se algum dia alguém decidisse que "borboleta" é um palavrão?... A palavra mesmo não significa nada. É o sentido negativo que as pessoas associam a ela que a transforma. Então se a gente simplesmente decidisse continuar falando "borboleta" o tempo inteiro, as pessoas não ligariam mais."

Pausa - pág. 18/19 

     Vaughn, a ex-namorada de Will, acaba ficando na mesma turma da faculdade que ele, e então ela decide reconquistá-lo por ter tomado decisões errôneas no passado. Não tendo opção, para Will só resta ignorar suas investidas, mas chega um ponto em que isso não mais é possível e Lake descobre tudo - de maneira errada -, e daí por diante tudo vai por água abaixo. Os questionamentos e a indecisão começam a tomar conta dela, e Will precisa provar que a ama deveras.

     Achei o surgimento de Vaughn desnecessário, assim como uma última tragédia deixada para o final do livro. Ao concluir a leitura, só conseguia me perguntar: "quantas tragédias uma pessoa é capaz de aguentar?".

     Acredito que Métrica não precisava de continuação, já estava completo e belo o suficiente. Porém foi bom "rever" os personagens e a poesia Slam. Vale a pena.

     Recomendo para quem gostou de Métrica, para os amantes de romance e poesia, e quem procura uma distração rápida mas marcante.

TOP FRASES 

"O amor é a coisa mais bela do mundo. Infelizmente, também é uma das coisas mais difíceis de se manter, assim como uma das mais fáceis de se desperdiçar." 

"Amo você por causa de você. Por causa de todas as mínimas coisas que você é." 

"Eu precisava que ela me conhecesse de verdade, que compreendesse quem eu era antes de prosseguirmos. Enquanto ela assistia à primeira apresentação da noite, eu não conseguia tirar os olhos dela. Eu via o sentimento e intensidade com que ela observava o palco, e me apaixonei. Eu a amei todos os segundos desde então."

"Quanto mais você escreve, mais fácil fica. Quanto mais o escrever flui, menos preocupações. Não é para o colégio, não é para receber nota, é só para você colocar seus pensamentos para fora. Você sabe que eles querem sair. Então persista. Pratique. E escreva mal." 

"É como se você tivesse chegado e despertado minha alma."

     Interessou-se? Não custa nada dar uma lidinha, né? Depois volta aqui e diga-nos sua opinião sobre o mesmo. Beijão, até a próxima resenha!

Resenha por: Marcela Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário