sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

5 Livros de Drama que todo mundo deveria ler

5 Livros de Drama que todo mundo deveria ler 

     Olá, amores. Tudo na paz? Eu espero que sim. Sou completamente apaixonada por tudo que envolva drama, pois a dor dos personagens parecem mais reais e inexoravelmente você é tocado pela história. Portanto, neste post trago-lhes alguns livros do gênero dramático que todo mundo precisa ler, dentre tantos livros fantásticos eu tive que escolher apenas 5, segue a lista:

5 - Hamlet (William Shakespeare)

     "Falar de drama é falar de teatro", já dizia o ditado. Você certamente já ouviu falar de Hamlet; basta lembrar da famosa frase:  "Ser ou não ser? Eis a questão."

     O livro conta a indecisão do príncipe Hamlet e suas tentativas de vingar seu pai - o antigo rei - matando seu tio Cláudio, o qual supostamente envenenou o irmão para assumir o trono, subsequente casando-se  com a rainha. Mas não é só isso, ele também aborda temas polêmicos, tais como Incesto, Traição, Vingança e Insanidade.

     Apesar da escrita complexa de Shakespeare, após passar das primeiras páginas o leitor vai se adequando à leitura.

     "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a tua vã filosofia." - Hamlet.

4 - As vantagens de ser invisível (Stephen Chbosky)

     O livro é passado através de cartas que Charlie manda para um amigo "oculto", nessas cartas ele conta um pouco de sua vida de maneira geral; seu dia-a-dia, seus novos amigos, o que acontecera na escola, descobertas da adolescência e muito mais. Tornamo-nos íntimos do personagem.

     "E nesse momento, eu juro. Nos somos infinitos." - As vantagens de ser invisível.

     Quer saber mais? Há uma resenha sobre ele aqui no blog ( http://aventurasleitor.blogspot.com.br/2015/01/resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel.html?m=0 ).

     E lembre-se: "A gente aceita o amor que acha que merece." 

3 - Quem é você, Alasca? (John Green) 

     Meu livro preferido do John Green. 

     Ele conta a história de Miles Halter, um garoto antissocial decorador de últimas palavras, que decide ir para um internato em busca do seu Grande Talvez a fim de trocar sua vida pacata por novas aventuras. Lá ele conhece a misteriosa Alasca Young, e a garota faz com que sua vida mude para sempre. Também há personagens carismáticos que roubam a cena, como Coronel, Takumi e Lara.

     "Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então eu voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."

     Confere a resenha de mais uma obra maravilhosa do John Green: http://aventurasleitor.blogspot.com.br/2016/01/resenha-quem-e-voce-alasca.html?m=1

     Certamente você não irá esquecer-se desse livro tão cedo.

     "Passamos a vida inteira presos no labirinto, pensando em como vamos escapar dele um dia, e como vai ser quando fizermos isso, e imaginando o que o futuro guarda para nós, mas nunca conseguimos de fato sair. Só usamos o futuro para fugir do presente." 

2 - Os 13 Porquês (Jay Asher) 

     "Olá meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessas de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da plateia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando essas fitas, você é um dos motivos."

     Hannah Baker é uma adolescente do Ensino Médio que, após uma série de acontecimentos e fatos, comete suicídio. E que motivos seriam esses? Ela deixa tudo registrado em sete fitas cassete, enumeradas de 1 a 13.

     Clay é um garoto da turma de Hannah que nutria uma secreta paixão por ela, Clay não poderia imaginar como estaria envolvido na morte da garota, até ele ouvir a fita destinada para ele.

     Os 13 Porquês é um dos livros mais sensacionais que já li, faz-nos repensar nossas atitudes, principalmente durante o colegial. Sem dúvidas único e marcante.

     "Ao me conscientizar de que ninguém sabia a verdade a respeito da minha vida, meus pensamentos sobre o mundo ficaram abalados.
Como se estivesse dirigindo por uma estrada acidentada e perdendo o controle do volante, sendo jogada - só um pouquinho - para fora da pista. As rodas levantam poeira, mas você consegue puxar o carro de volta. Mesmo assim, não importa que esteja segurando bem firme no volante, não importa o quanto esteja se esforçando para tentar guiar em linha reta, algo fica empurrando você para o lado. Você já não tem quase mais nenhum controle sobre nada. E, a certa altura, a luta se torna excessiva - cansativa demais - e você considera a possibilidade de largar tudo. De deixar acontecer uma tragédia… ou seja lá o que for."


1 - Menino de Ouro (Abigail Tartellin)

     Como uma boa amante de drama, foi difícil escolher o número 1. Não sei se por ser o primeiro livro a abordar a Intersexualidade, ou por eu ter me apegado bastante aos personagens, ou até mesmo por abrir espaço para tantos assuntos polêmicos (estupro, sexualidade, aborto, etc.) mas o escolhido foi Menino de Ouro.

     Max Walker aparentemente é o adolescente perfeito; inteligente, bonito, namorador, atleta, obediente, amigo e filho esforçado. Estaria tudo realmente perfeito, se ele não tivesse um segredo arrebatador... Max é um Intersexual, isto é, pessoa que nasceu com ambos os sistemas reprodutores, ou parte de um e de outro, ou o predomínio de um sobre o outro; grosseiramente falando um Hemarfrodita. Ele nasceu com as duas combinações de cromossomos: 46xx e 46xy. Max está entre os dois sexos, não é nem menina, nem menino - mas fora criado como sendo do sexo masculino. Até então ele não havia tido que lidar com a complexidade de sua condição, mas, pouco antes de seu aniversário de 16 anos, um acontecimento horrendo relacionado com uma das poucas pessoas que sabiam do seu segredo traz de volta tudo que ele e sua família estavam adiando.

     "As pessoas não sabem como tratar quando você é meio isso e meio aquilo. Eles acham que você vai fazer merda com a cabeça deles e corromper suas crianças e seus adolescentes... Coisas assim..."

     Emocionante, único, chocante, reflexivo e marcante.

      Confira a resenha aqui: http://aventurasleitor.blogspot.com.br/2016/01/resenha-menino-de-ouro.html?m=1 

     "Eu nunca havia pensado antes sobre como a vida é tão acidental, como ela pode ser tão fácil e rapidamente criada e se acabar de repente, no espaço de minutos. Isso me faz apreciar tudo muito mais, mas também me faz pensar sobre quanto do nosso destino é definido pelo acaso, e quantos pequenos acidentes tiveram que acontecer para me fazer o que e quem eu sou."

     E aí, já leu algum dos livros citados acima? Conta para gente o que você achou! Se não, corre para ler que vale muito a pena. Beijão, até a próxima!

Post por: Marcela Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário