quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Resenha: Métrica (Slammed)

Resenha Métrica (Slammed) 

Título: Métrica (Slammed)

Autor: Colleen Hoover 

Páginas: 304

Editora: Galera Record 

Lançamento: 2013

UM POUCO SOBRE O LIVRO: 

Sinopse: "O romance de estréia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor."

AVALIAÇÃO CRÍTICA 

     Li uma resenha de Métrica por acaso, não gostei da capa e logo achei que a história seria desinteressante pela sinopse, no entanto, decidi dar uma chance ao livro por abordar a poesia Slam. Nunca tinha lido nada da autora em questão então não sabia muito o que esperar. O título do livro que me chamou a atenção.

     Baixei-o em pdf e li em dois dias; dada a surpresa que foi a história. 

     Layken é uma garota de 18 anos que acabara de perder o pai numa morte repentina, para conseguir se sustentar financeiramente ela, a mãe e o irmão de 9 anos se mudam para o Michigan, deixando sua cidade natal - Texas - e todas as lembranças do que outrora fora uma família feliz para trás. Ela precisa ser forte para dar o apoio de que seus parentes devastados e falidos precisam. Mas, no fundo, ela também está do mesmo jeito.

     A personagem me irritou bastante; principalmente com suas atitudes imaturas. Mas, no decorrer do livro, observamos o crescimento dela e a compreendemos.

"Não foi a morte que deu um murro em você, Layken. Foi a vida. A vida acontece. Merda acontece. E acontece muito. Com muita gente."

     Sua vida está de cabeça para baixo e infeliz, até o momento em que ela conhece, por causa da imediata amizade de seus irmãozinhos, Will Cooper, um homem sensível, gentil, prestativo e muito atraente. Colleen Hoover não nos poupa do clichê e logo surge a paixão instantânea e eles descobrem que tem mais coisas em comum do que imaginam.

     Métrica é uma montanha-russa de emoções e sentimentos, e à medida em que achamos que finalmente está tudo bem, o livro dá uma reviravolta e surge uma avalanche de novas emoções. A história de vida dos personagens é tristemente impactante, cada um deles nos dá uma lição sincera e profunda e nos pegamos refletindo, desejando abraçar cada um deles e dizer que está tudo bem. Caulder e Kel são responsáveis por muitas fofuras, e é impossível não se apaixonar.

     Talvez a maior surpresa que tive foi a abordagem inovadora da poesia Slam, que, segundo o Google: "Basicamente, slams ou poetry slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e o desempenho." Daí que surgira o título original. Para os amantes de poesia - isso me inclui - foi simplesmente fantástico; os poemas são honestos e marcantes, tendo a diversidade e liberdade como seu registro.

"E daí? E daí que a dor sobre a qual você escreveu ano passado não é o que você está sentindo hoje? Pode ser exatamente o que a pessoa na primeira fila está sentindo. O que você está sentindo agora, e a pessoa a quem suas palavras talvez afetem daqui a cinco anos - é por isso que se escreve poesia."

     É preciso dizer que a escolha de músicas da banda The Avett Brothers iniciando os capítulos e sendo uma delas a trilha sonora do livro tornou tudo mais rico. Acabara sendo inevitável não se comover e apegar-se a Will, Eddie - uma personagem extraordinária -, Caulder e Kel.

     A maneira que a Hoover escreve é simples, mas de uma sensibilidade e subjetividade impressionantes. E é claro que vou pesquisar sobre as outras obras dela.

     Métrica é uma trilogia, portanto em breve terá uma resenha sobre o segundo livro, denominado "Pausa", aqui no Blog.

     Recomendo para quem gosta de poesia, quem procura um livro simples e marcante, e para os fãs de romance - preparem os lenços!

TOP FRASES 

"As pessoas vivem tomando decisões espontâneas com base no coração. Mas os relacionamentos têm a ver com com muitas outras coisas, não só com amor."

"Se eu sentir uma dor apenas um por cento mais forte do que a que já sinto agora, abdico do amor. Não vale a pena."

"Amplie seus limites, Lake. É para isso que eles existem."

"Olho para todas as casas ao longo da rua. Todas são tão parecidas que é inevitável ficar pensando nas diferenças de cada uma dessas famílias. Será que tem alguém escondendo algum segredo? Alguém se apaixonando? Ou desapaixonando. Será que são felizes? Tristes? Será que estão com medo? Falidos? Carentes? Será que dão valor ao que têm? Será que Gus e Erica dão valor à saúde que tem? Será que Scott dá valor à renda extra dos aluguéis? Porque tudo isso, toda ínfima parte, tudo é passageiro. nada é permanente. A única coisa que todos temos em comum é o inevitável: todos morreremos um dia."

"O que as outras pessoas pensam de suas palavras não deve importar. Quando você está no palco, você compartilha um pedaço de sua alma. Não dá para pontuar isso."

     Interessou-se? Não custa nada dar uma lidinha, né? Depois volta aqui e diga-nos sua opinião sobre o mesmo. Beijão, até a próxima resenha!

Resenha por: Marcela Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário