sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Resenha: O Símbolo Perdido

Resenha O Símbolo Perdido

Título: O Símbolo Perdido (The lost symbol)

Autor: Dan Brown 

Páginas: 443

Editora: Arqueiro 

Lançamento: 2009

UM POUCO SOBRE O LIVRO: 

Sinopse: "Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas. Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian. Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está. Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, os desafiando a abrir a mente para novos conhecimentos."

AVALIAÇÃO CRÍTICA 

     No terceiro livro da série de Robert Langdon, Dan Brown envereda pelos mistérios e vertentes da Francomaçonaria (não, não é uma sociedade secreta, é uma sociedade com segredos, vale ressaltar. Como a Coca Cola, por exemplo), pela história da fundação dos Estados Unidos, por antigas obras de arte, ciência noética e muito mais.

     Na trama o professor e simbologista de Harvard é convocado de última hora aparentemente por seu antigo amigo maçom Peter Solomon, para dar uma suposta palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Com relutância Langdon comparece, porém, logo percebe que caiu numa cilada e presencia uma cena de um crime brutal. Ele descobre que seu amigo e a segurança nacional correm grande perigo, e a única solução é desvendar os Antigos Mistérios e encontrar o segredo há muito escondido pelos maçônicos.

"Toda verdade poderosa tem sua própria força da gravidade e, mais cedo ou mais tarde, as pessoas acabam atraídas por ela."

O Símbolo Perdido - pág. 58

     Este não é o melhor livro do Dan Brown, mas é tão fantástico quanto todos os outros. E, tendo em vista os outros livros, O Símbolo Perdido deixou a desejar.

     O autor peca apenas na relação personagem/leitor, onde o protagonista parece um robô programado para desvendar símbolos e solucionar problemas, tendo uma memória excepcional e conhecimentos profundos. Não há aquela velha identificação e apego, seja com Robert Langdon, Katherine Solomon, e entre outros... Pois os personagens são rasos. Só me interessei por Katherine Solomon, a cientista brilhante. 

     A narrativa é rápida e abundante em conhecimento, fascinando o leitor do início ao fim. Particularmente, eu nunca havia ouvido falar da Ciência Noética, que, segundo o Google: "É um dos novos ramos da Ciência que pretende, através do método teórico-experimental, descobrir as respostas para várias destas indagações milenares; ela busca inclusive, por meio de inúmeras experiências científicas, comprovar a existência da alma e da vida depois da morte." E eu fiquei simplesmente encantada, querendo saber cada vez mais. O autor nos apresenta um mundo de símbolos e de ciência que instigam até os mais céticos.

"A mente domina a matéria." 

O Símbolo Perdido - pág. 53

     É um entretenimento que vale a pena, principalmente para aqueles que são fissurados por sociedades secretas, teorias da conspiração, ciência, polêmica e mistério - como eu. Em mais um romance policial repleto de suspense e ação, o autor impressiona por sua genialidade, tornando-se um dos escritores mais aclamados da atualidade.

     Minha parte preferida do livro foi o final, onde eles estavam finalmente desvendando os símbolos e objetos maçônicos. O desfecho me agradou bastante, e como era de se esperar foi surpreendente e nem perto do que eu poderia imaginar.

     O meu exemplar é da edição econômica, embora eu não seja fã destas edições. Não são muito agradáveis. Tive que interromper a leitura algumas vezes para fazer determinadas pesquisas, portanto, sugiro a edição ilustrada. A escrita do Dan Brown é robusta mas ao mesmo tempo acessível, sem muitos rodeios, tornando-a fluída.

     Recomendo para quem gosta de romance policial, enredos cheios de mistérios e reviravoltas e quem procura uma distração que acrescente algo a mais.

TOP FRASES 

"A chave para nosso futuro científico está escondida em nosso passado." 

"Ordem a partir do caos."

"Existe um mundo escondido por trás do que todos nós vemos."

"Abandone a busca por Deus... em vez disso, procure por ele tomando a si mesmo como ponto de partida."

"Vivermos no mundo sem tomarmos consciência do significado do mundo é como vaguear numa grande biblioteca sem tocar nos livros." 

     Interessou-se? Não custa nada dar uma lidinha, né? Depois volta aqui e diga-nos sua opinião sobre o mesmo. Beijão, até a próxima resenha!

Resenha por: Marcela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário