domingo, 24 de abril de 2016

Resenha: Em Busca das Borboletas- Volume I

Resenha - Em Busca das Borboletas - Volume I 

Título: Em Busca das Borboletas - Volume I 

Autor: Margarida Pizarro 

Páginas: 444

Editora: Chiado (Parceira)

Lançamento: 2014

UM POUCO SOBRE O LIVRO: 

Sinopse: "Maria Mendes, é uma luso-americana apaixonada por moda que decide mudar-se para Nova York em busca dos seus sonhos.
Inseparável das suas melhores amigas Joan e Alicia, Maria vive uma amizade com laços profundos impossíveis de ser quebrados, onde as suas vidas entrelaçam-se em momentos lindos e hilariantes.
O seu mundo aparentemente perfeito e de paz é alterado quando conhece o sexy e irresistível futuro candidato a Mayor, Dale Sloan. Sem conseguirem evitar, apaixonam-se perdidamente vivendo uma intensa história de amor.
Mas as diferenças entre os seus mundos podem ameaçar a sua felicidade, manchando com dúvidas o futuro a dois que eles tanto ansiavam viver. Será que o amor vence todas as barreiras?
Um romance que nos faz entrar, ao mesmo tempo, no mundo mágico da moda e na realidade viciante da política americana. Alegria, drama, ação, suspense, diversão, paixão e muito amor numa história mágica que nos leva a rir e a chorar."

AVALIAÇÃO CRÍTICA 

     A princípio, gostaria de falar acerca da capa, que foi o que mais me chamou a atenção juntamente com o pretensioso título. Ambos são fofos e sobretudo, apropriados. Dizendo-nos muito sobre a estória. 

     Maria Mendes é uma Portuguesa de 22 anos apaixonada por moda que acaba indo morar em Nova York visando o seu maior sonho que é trabalhar no ramo da moda. Relativamente rápido ela o alcança, conseguindo um emprego na famigerada revista Fashion, e melhor ainda: ao lado de sua querida amiga Alícia.

     A amizade é algo marcante neste livro, e demasiadamente valorizada. As melhores amigas da Maria são Alícia e Joan, e juntas elas formam As três mosqueteiras - apelido esse dado por elas próprias. Alícia é aquela amiga louca e inconsequente que todo mundo tem, que sabe aproveitar deveras o momento, naturalmente sincera, companheira e engraçada, contagiando o mundo à sua volta com seu carisma e bom-humor. A protagonista é a Maria, mas Alícia sem dúvidas roubou todas as cenas. Dito isso, elego-a como minha personagem preferida. Joan é mais pacífica, responsável e carinhosa, fazendo muitas vezes o papel de cupido da Maria. A amizade das três é verdadeira, apaixonante e altamente invejável. 

"As minhas mosqueteiras eram o meu cantinho de céu. Ali ficámos na conversa, como sempre, esquecendo o mundo à nossa volta. Era sempre assim quando nos juntávamos. Sentia que, com elas, conseguia esquecer o mundo e os problemas à nossa volta, pois a forma como partilhávamos os nossos momentos era tão verdadeira e tão intensa que nos levava a sentir que, ali as três juntas, tínhamos o nosso porto de abrigo."

Em Busca das Borboletas - Volume I - pág. 342

     Introduzida na revista Fashion, ela conhece o diretor de Recursos Humanos denominado Alan, chamado por todos de "deus grego", tendo em vista sua excepcional beleza e charme. Eles iniciam um relacionamento polêmico, mas que logo chega ao fim, pois Maria percebe que sente por ele nada mais que carinho e admiração.

      Não tardando ela conhece o irresistível Dale Sloan, filho do Senador, em pleno casamento de sua mosqueteira Joan. Mesmo com os obstáculos que a vida tenta os impôr eles dão início a um namoro, e Dale logo se torna seu bad boy. Dale carrega toda uma fama de mulherengo, e, além disso, eles precisam lidar com as intervenções de invejosos, desentendimentos com o Senador e a vida política de Dale. E é aí que ficamos apreensivos para saber se o amor de ambos é capaz de superar todas as barreiras.

     Notoriamente um romance clichê, Em Busca das Borboletas traz as evidências de um primeiro amor arrebatador e fofo, sendo de todo simples. Não há nada de extraordinário, e isso fez com que eu o amasse em alguns momentos, e o odiasse em outros. 

"Batemos com o olhar ardente e apaixonado um do outro e percebia naquele instante que aquele ia ser o momento pelo qual sonhei toda a minha vida e eu sabia que, acontecesse o que acontecesse, ele era o homem certo no momento certo. Eu queria entregar-me verdadeiramente e de uma forma completa àquele homem, o homem por quem eu estava perdidamente apaixonada pela primeira vez. E assim o fiz. Entreguei-me de corpo, porque de alma já me tinha entregado desde o primeiro dia que o conhecera." 

Em Busca das Borboletas - Volume I - pág. 234 

     Os personagens masculinos tem o mesmo padrão: todos são incrivelmente lindos, charmosos, ricos e irresistíveis. Não há muita diferença entre Alan, Dale, Harry (namorado da Alícia, tendo se conhecido também no casamento) e Thomas (marido da Joan). Já as mulheres seguem os estereótipos do gênero feminino: são totalmente femininas, apaixonadas por moda, maquiagem e compras, delicadas e preocupadas totalmente com a beleza. Outra coisa que também me incomodou foi o machismo inerente em algumas partes da estória, como por exemplo num almoço familiar onde os homens jogam cartas enquanto as mulheres cuidam da cozinha, ou outra ocasião onde os homens conversam despreocupadamente enquanto as mulheres põe a mesa.

     Maria Mendes é uma personagem carismática, extremamente bonita, sensível, simpática, teimosa, envolvente e bem construída, mesmo em alguns momentos eu tendo achado algumas atitudes dela hipócritas. 

     Margarida Pizarro enriqueceu o livro ao pôr sempre músicas como espelho dos acontecimentos e sentimentos dos personagens, sejam elas Portuguesas, Brasileiras, Americanas ou tantas outras. Isso me agradou muito. A autora descreve detalhadamente os modelitos dos personagens, pondo inclusive as marcas e tudo o mais, o que pode ser maravilhoso para quem se encanta por moda. 

     O final foi bem pensado e de deixar qualquer um morrendo de curiosidade, querendo ler o Volume II imediatamente - como eu me encontro agora, por sinal. 

     A escrita dela é extremamente fluída, daquelas que faz-nos surpreender pela quantidade de páginas lidas em pouco tempo. Embora tenha 444 páginas, é um livro que pode ser lido rapidamente. Em nenhum momento tive que recorrer a dicionários ou ao Google por conta da linguagem  - português de Portugal -, e alguns termos podem ser assimilados facilmente de acordo com o contexto. 
     
     Em Busca das Borboletas é simples, fofo e que acima de tudo valoriza felizmente a família e a amizade, dando-nos lições sobre estes. A edição está agradável e confortável para leitura, o tamanho das letras e as folhas amareladas também, contendo poucos erros, como falta de espaçamento em alguns locais específicos.

     Recomendo para quem gosta de romances clichês, moda e leituras simples, mas que te prendem à estória e aos personagens. 

TOP FRASES

"A felicidade é como uma borboleta que, quando perseguida, foge das tuas mãos. Mas pode pousar no teu ombro se ficares quieto e imóvel. Às vezes, parece que o destino nos vira a vida do avesso de repente, mas e se o avesso for o nosso lado certo? Eu descobri o meu certo contigo..."

"Nós nunca vamos amar ninguém simplesmente porque queremos. O amor é algo espontâneo que nos apanha quando menos esperamos."

"Tu precisas de um homem que te faça apaixonar perdidamente, que te leve numa aventura, que te leve a arriscar sem olhar para trás e que, acima de tudo, provoque em ti um amor incondicional que faça com que tu queiras trocar o mundo por ele."

"Dizem que as coisas boas vêm com o tempo, mas, para mim, as melhores vêm de repente quando menos esperamos..."

"O Segredo é não correr atrás da borboleta. É cuidar do nosso jardim para que elas venham até nós."

     Interessou-se? Não custa nada dar uma lidinha, né? Depois volta aqui e diga-nos sua opinião sobre o mesmo. Beijão, até a próxima resenha!

*O livro nos foi concedido pela Chiado Editora, nossa primeira parceira.
Resenha por: Marcela Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário