segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Resenha: Aristóteles e Dante Descobrem o Segredo do Universo ~SPOILERS~



Resenha Aristóteles e Dante Descobrem o Segredo do Universo ~SPOILERS~

Título: Aristóteles e Dante Descobrem o Segredo do Universo

Autor Benjamin Alire Saenz

Ano: 2014

Paginas: 392 

Editora: Seguinte

ATENÇÃO: SPOILERS


UM POUCO SOBRE O LIVRO

Com uma narrativa cheia de detalhes e referências aos anos 80 e 90 e exaltação aos filósofos gregos, "Aristóteles e Dante Descobrem o Segredo do Universo" conta a fase adolescente do narrador Ari,um descendente de mexicanos que mora no sul dos Estados Unidos. 

AVALIAÇÃO CRÍTICA 

Ari narra a história em primeira pessoa,nos fazendo sentir os mesmos sentimentos que ele sente durante todos os momentos do livro. Com o pai recém-chegado de uma guerra no Vietnã,a mãe depressiva por conta da prisão do irmão de Ari quando este tinha apenas quatro anos de idade, as férias de verão de Ari se tornam totalmente tediosas,sendo a única solução a ida à piscina municipal,mesmo sem ele saber nadar. Numa das idas, ele conhece o também adolescente Dante,que o ensina a nadar e acaba criando um laço de amizade bastante forte com o menino,mas depois que o Ari sofre um acidente ao tentar salvar o amigo de uma batida de carro,Dante e os pais precisam ir para Chicago para o trabalho do pai, e os dois amigos passam a se falar através de cartas. Com a recuperação total depois do acidente,Ari só não se sentia ótimo pois sentia falta de Dante,que demonstrava em suas cartas o quão feliz estava em Chicago. Ele havia experimentado maconha,beijado garotas,ido a festas enormes e aproveitando o máximo que podia,enquanto Ari estava mergulhado em um tédio sem fim. A narrativa passa a ser depressiva,melancólica e pesada até a volta de Dante,este trazendo histórias sobre tudo que havia acontecido com ele em Chicago. O ápice da história acontece quando Dante,ao contar que havia beijado pessoas de todos os sexos,deixa escapar que as havia beijado todas enquanto pensava que elas eram Ari,e ali os dois se beijam. 

PERSONAGENS MAIS IMPORTANTES 

-Ari: Depressivo,triste,pessimista e mesmo assim,sonhador. Sempre sonhou em ver o irmão que está preso e sempre está confuso em relação a Dante.

-Dante: Feliz,criativo e inspirador. Dante sempre tenta experimentar coisas novas e é claramente uma referência aos famosos "hippies".

Resenha por: Danilo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário