terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Resenha: O Código Da Vinci

Resenha O Código da Vinci


Título: O Código Da Vinci

Autor: Dan Brown

Ano: 2004

Páginas: 432

Editora: Arqueiro



UM POUCO SOBRE O LIVRO 
Robert Langdon é um famoso simbologista, que foi convocado a comparecer no Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Langdon precisa decifrar. Em seu trabalho ele conta com a ajuda de Sophie Neveu, criptógrafa da polícia. Porém o que Langdon não esperava era que suas investigações o levassem a uma série de mensagens ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta que tem por missão guardar um segredo que já dura mais de 2 mil anos.

AVALIAÇÃO CRÍTICA
Dan brown, conhecido por sua abordagem à criptografia e assuntos polêmicos decide surpreender neste livro. O código da Vinci é um questionamento direto a doutrina católica, despertando o interesse dos jovens por um assunto que é tido como tabu: o santo graal.
O santo graal, segundo o livro e teorias da conspiração, é na verdade, o útero de maria madalena(segundo o livro e teorias, foi casada com Deus) e seus descendentes. E a missão de Dan Brown é descobrir onde está o graal, e por destino, acaba se tornando um guardião do graal. 
Dan Brown é um autor impecável; usa uma linguagem rebuscada porém de fácil acesso. Pontuação e facilidade de se expressar excelentes.
Apesar de algumas falhas históricas(em questão de informação) "O Código Da Vinci" nos convida a questionar tudo o que fomos designados a aceitar como verdade absoluta. 

PERSONAGENS
O passado de Sophie Neveu é bastante explorado. Porém, um ponto desfavorável da história é que Robert Langdon não fala muito sobre sua vida. O personagem é usado como uma "maquina de desvendar símbolos", fato qual acredito que em próximos livros Dan Brown tomará alguma providência.

TOP FRASES
"Oh, draconian devil. Oh lame saint" ( anagrama para "Leonardo Da Vinci- The Mona Lisa")

"Abaixo da antiga Roslin 'stá o Graal. 
Lâm'na e cálica guardam-lhe o portal. 
Pela arte dos grandes mestres velada jaz. 
Sob estrelado céu descansa em paz. "(suposto local de onde o santo graal esteve, e lugar onde se encontra os documentos do priorado de sião- uma ceita que protege o santo graal)
Resenha por: Kaline Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário