domingo, 24 de janeiro de 2016

Resenha: Cidades Mortas

Resenha Cidades Mortas 

Título: Cidades Mortas 

Autor: Dêner B. Lopes 

Ano: 2014

Editora: Chiado Editora 

Páginas: 202

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA:

"Cada uma das 10 Cidades da nação de Lisarb escolherá, por meio de voto dos habitantes, um casal de jovens entre 15 e 18 anos para o Festival das Cidades-Mortas.
Os 20 Eleitos serão encaminhados para a Cidade-Morta selecionada, onde serão confinados e terão que escapar dos soldados-robôs que irão se dispersar pelo local, com claras intenções de morte lenta.
Todos aqueles que conseguirem sobreviver até o final das duas semanas de confinamento, terão a honra de fazer dois pedidos, possíveis e aprovados pelo Presidente, é claro."
Em "Cidades Mortas", conhecemos Arthur, garoto de 16 anos, órfão e pobre, que de súbito se encontra no programa mais mortífero de seu país, onde é obrigado a lutar contra robôs preparados especialmente para matá-lo e a sobreviver com somente aquilo que o é fornecido. Com a companhia de mais 20 jovens, o menino corre riscos que não são somente representados pelos robôs.

AVALIAÇÃO CRÍTICA:

Dêner B. Lopes, com inspiração de Suzanne Collins, cria um mundo onde o leitor pode tanto desfrutar da trama da história, como também absorver ensinamentos e tirar conclusões próprias sobre temas diversos, entre eles: preconceito racial/social, governo ditatorial, etc. A escrita, além de ser muito rápida, é detalhada e bem específica, a tomando muito agradável. "Cidades Mortas" é um livro de uma sentada só. A narração de Arthur sobre os acontecimentos a sua volta são dinâmicas e entretém mesmo nos momentos mais tensos. A crítica ao preconceito se encontra muito forte nesse livro, pelo fato do protagonista não concordar com o meio qual as etnias se dividem em cada cidade e o ódio existente entre as mesmas. Creio que o livro poderia ter explorado mais sobre a personalidade dos Eleitos, pois, pela falta das informações, tornaram alguns personagens em nada, não nos dando a oportunidade de se apegar a nenhum que não seja o protagonista e suas duplas. É interessante como conseguimos observar o desenvolvimento do personagem principal, mediante as situações do livro. Portanto, "Cidades Mortas" é a leitura certa para as pessoas que estão a procura de um livro empolgante, mas também rápido. A edição está confortável para a leitura, porém sua capa escorregadia pode vir a ser um pequeno problema para alguns. O tamanho das letras e as páginas amareladas são pontos que a editora acertou em cheio. Então, recomendo esse livro para os fãs de "Jogos Vorazes", pois, sem dúvida alguma, ele te agradará bastante. O exemplar nos foi concedido pela editora, nossa mais nova parceira.

Resenha por: Felipe Batalha

Nenhum comentário:

Postar um comentário